Foi fundado em 1850, por Dom Antônio Ferreira Viçoso, então Bispo de Mariana.
Dom Antônio Ferreira Viçoso, solicitou e obteve a vinda das Filhas da Caridade da França para o Brasil, onde ainda não eram conhecidas.
As primeiras diretoras do Colégio foram as irmãs francesas. De 1927 em diante as Diretoras foram brasileiras. A primeira, após as francesas foi Irmã Constança Andrade, dirigiu o Colégio Providência no período de 1927 a 1933.
Segue histórico divulgado no Jornal Estado de Minas em 03/03/2012:
“Primeiro de navio, depois a cavalo e, finalmente, com os pés bem firmes na terra para erguer um dos pilares fundamentais da educação em Minas Gerais. Em meados do século 19, depois de três meses atravessando o Oceano Atlântico, vindas da Europa, e trilhar nas montanhas, desde o Rio de Janeiro, 12 freiras francesas da congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo chegavam a Mariana, na Região Central, para cuidar de meninas órfãs e fundar a primeira escola feminina do estado. Eram tempos difíceis, sem recursos, e a empreitada deu certo…
A trajetória começou pelas mãos do então bispo da Arquidiocese de Mariana, dom Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875), responsável pelo convite direto à congregação, com sede em Paris, para desenvolver trabalhos no Brasil. Convite feito, convite aceito, e as religiosas vicentinas chegaram em 3 de abril de 1849, dando início ao projeto educacional no ano seguinte. Enquanto aprendiam português, as missionárias visitavam pobres e doentes…”