O Ensino Médio é o tempo de aprimorar a linguagem, utilizar a autonomia intelectual e o pensamento crítico.

O Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) é o tempo de aprimorar a linguagem, utilizar a autonomia intelectual e o pensamento crítico, consolidar os conhecimentos científicos, conhecer as perspectivas profissionais, fazer escolhas e decisões.

Nessa perspectiva, o compromisso do Colégio Providência é com a preparação dos alunos para a sociedade, para o desenvolvimento de saberes direcionados à vida de pesquisa acadêmica, ao pragmatismo diário do mercado de trabalho ou à escolha que o estudante optar.

Ao longo do curso, além das exposições teóricas, dos exercícios e das tarefas para casa – que formam um conjunto de ações regulares da rotina escolar – são utilizadas múltiplas estratégias para que os alunos aprimorem habilidades.

As avaliações e os simulados de cada etapa permitem acompanhar o desempenho dos alunos nas competências examinadas. Eles ajudam os estudantes a familiarizarem-se com diferentes gêneros de provas, a dimensionarem o tempo em relação à resolução das questões, a compararem os indicadores de desempenho obtidos às situações próximas as que são vivenciadas em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Pensando na qualidade da preparação para a fase que antecede a vida universitária, o Colégio Providência oferece, a partir do segundo semestre, aulas extras para os alunos da 3ª série. Corroborando esse propósito e valorizando a personalidade de cada estudante, há o Projeto de Orientação Profissional que visa o desenvolvimento de ações para o auxílio dos discentes na escolha da profissão. O projeto é realizado por meio de parcerias com instituições de ensino superior, entidades privadas, pais e alunos.

Em parceria com o Sistema Anglo de Ensino, os alunos têm acesso à Anglopédia que é uma plataforma onde os conteúdos Anglo se integram otimizando as formas de pesquisa e os modos de aprendizado.