A utilização de experimentos no estudo de Física proporciona um pensamento diferente à respeito dos conceitos. Afinal, todos têm a oportunidade de observar e, inclusive, aplicar o fenômeno que está sendo ensinado. Com isso, o estudante passa a ter um papel mais ativo na produção do seu próprio conteúdo.
Esse é um dos motivos que animam as aulas do Professor Gilton. Uma das últimas experiências que ele realizou com a 3a Série foi a de conversão de energia mecânica em elétrica.
Ele explica que assim como a energia elétrica pode se converter em energia mecânica, neste experimento, ele utilizou o processo inverso,como uma mini hidrielétrica.
“Fazemos a energia mecânica se converter em energia elétrica, ou seja, criamos uma diferença de potencial na tomada do espremedor de laranja. Os estudantes, de mãos dadas, simulam um circuito elétrico em série, onde a corrente só tem um caminho a percorrer e a diferença de potencial (ddp) é dividida entre os resistores no circuito, que nesse caso são os estudantes”, informa o professor.
Em outras palavras, quanto mais pessoas estiverem de mãos dadas, maior será a divisão da tensão e, portanto, o choque elétrico será menor.
OBSERVAÇÃO: ESSA EXPERIÊNCIA DEVE SER FEITA SEMPRE COM SUPERVISÃO DE ESPECIALISTA.