A primeira câmera fotográfica, criada por Louis Daguerre no início do século XIX, foi diretamente influenciada pelo conceito físico da câmara escura, que já era conhecido desde a antiguidade.
Daguerre adaptou essa ideia ao criar uma câmera com um orifício de entrada de luz e uma placa revestida com um material sensível à luz, permitindo a captura de uma imagem permanente. Assim, a fotografia nasceu da interação entre a câmara escura, que desempenha um papel fundamental na formação da imagem, e a tecnologia fotossensível, inaugurando uma revolução na maneira como documentamos o mundo ao nosso redor. Não é por acaso que Fotografia significa “escrever com a luz”.
A câmara escura como a desenvolvida pelos estudantes da 1º série do Ensino Médio junto com o professor de física Gilton(@juninhogilton ). Trata-se de uma caixa escura com um pequeno orifício por onde a luz entra, projetando uma imagem invertida no interior da caixa. Neste experimento foram utilizados: uma cartolina preta para limitar a passagem de luz, uma lata de leite em pó pintada por dentro de preto e um papel manteiga no fundo para funcionar como anteparo onde a imagem é formada.
A ideia era mostrar que através do conhecimento de física e materiais do dia a dia é possível construir coisas incríveis.